SITE EM CONSTRUÇÃO!
TODO MÊS TEREMOS UM TEMA DE INTERESSE DACOMUNIDADE ARTÍSTICA
O TEMA DO MÊS de JUNHO será “CURADORIA “
Nosso objetivo em trazer informações relevantes sobre curadoria de exposições em artes visuais veio da observação ao longo destas últimas duas décadas realizando exposições, de que muitos artistas não somente desconhece o que envolve e significa uma curadoria, como também não valoriza o trabalho e a pessoa do curador. Com isso eles não investem em eventos com execução técnica e terminam tendo dificuldades em se projetar profissionalmente com solidez.
Diante disto, além de detalhar aqui algumas de nossas curadorias, deixaremos disponível material técnico atualizado para consulta, onde os artistas poderão estudar sobre conceitos e conhecimentos que envolvem esta modalidade de artes visuais tão importante para o sucesso de carreiras artísticas. Não basta apenas executar obras de arte, é preciso muito mais para se destacar em um mercado tão competitivo.
Nossa experiência com curadoria quase sempre dá início realizando nossas próprias exposições.
EXEMPLOS DE CURADORIAS
As curadorias podem ser simples ou complexas, a depender dos espaços de exposição, de quantas obras, do itinerário e de muitos fatores.
Vamos começar falando de algumas execuções nossas.
CURADORIA da Exposição individual itinerante “ILHA DAS COBRAS” RJ/SP
CURADORIA ITINERANTE INTERESTADUAL
Já fiz algumas curadorias fora do Estado onde eu morava. É um enorme desafio porque exige muito mais detalhes na logística.
A Curadoria mais importante de minha carreira como curadora foi a Exposição “ILHA DAS COBRAS” que viajou diversos espaços importantes entre Rio de Janeiro e São Paulo. Foi consagrada me trazendo muitas homenagens e até Medalha, mas os bastidores desta exposição foram uma escola de curadoria para mim.
Iniciei com uma curadora, mas ela danificou diversas obras por imperícia e eu assumi totalmente a curadoria ainda no Rio de Janeiro já na ETAM e no Museu Naval e antes de viajarmos para São Paulo, onde teríamos Oficina Cultural Volpi, Museu da Engenharia Elétrica e da Computação USP São Carlos e outros espaços.
Esta exposição foi planejada e executada ao longo de três anos, onde toda a curadoria dos espaços foi personalizada, pois cada espaço tem suas características próprias. Planejei todo o trabalho de mídias e divulgação, onde as obras foram reproduzidas em canecas de porcelana com elevado padrão de qualidade, material gráfico de divulgação e arte personalizada, hotel para mim e minha equipe, transportadora e seguro das obras dentro e fora do estado, vernissages bem estruturadas com a presença de autoridades, enfim tudo foi pensado com muita antecedência e executado com disciplina e cuidado. Mesmo assim não escapamos de bastidores problemáticos, onde a curadora que havia sido contratada foi dispensada, rescindi o contrato, pois havia quebrado obras apesar da equipe de transporte estar responsável pelo seguro. Um curador não toca nas obras até conferir cada obra junto com a transportadora e ela sair do espaço. A curadora “ajudou” a carregar as obras e deixou cair quebrando, assim perdemos a garantia do seguro destas obras. Estamos falando de alguém que estudou Belas Artes e trouxe enormes prejuízos à exposição.
Nada disso tirou o brilho do evento e foi sem dúvida o evento mais longo e bem sucedido de curadoria que já executei. O Show continua e ninguém precisa ver o que acontece nos bastidores.
FOTOS DA MONTAGEM no “MUSEU NAVAL DO RIO DE JANEIRO”
CURADORIA
Exposição “ILHA DAS COBRAS”.
O planejamento com a equipe, a estrutura e as ferramentas necessárias para executar a disposição das obras de forma adequada são extremamente importantes. Cada espaço possui seus recursos, suas permissões e sua logística própria. Ao realizar uma exposição itinerante devidamente planejada o curador precisa ter tudo isto em mente.
Espaço do Museu Naval do Rio de Janeiro com a equipe de curadoria do Museu. Minhas filhas Victoria e Nicole presentes.
Ao ver uma exposição o visitante nunca terá como imaginar os desafios da curadoria para transformar aquela experiência dele a mais agradável possível. É tarefa do curador apresentar uma proposta que valoriza as obras do artista e tragam sentido à arte que ele desenvolveu transmitindo o que o artista sentiu ao produzir seu trabalho.