Nosso objetivo em trazer informações relevantes sobre curadoria de exposições em artes visuais veio da observação ao longo destas últimas duas décadas realizando exposições, de que muitos artistas não somente desconhece o que envolve e significa uma curadoria, como também não valoriza o trabalho e a pessoa do curador. Com isso eles não investem em eventos com execução técnica e terminam tendo dificuldades em se projetar profissionalmente com solidez.

Diante disto, além de detalhar aqui algumas de nossas curadorias, deixaremos disponível material técnico atualizado para consulta, onde os artistas poderão estudar sobre conceitos e conhecimentos que envolvem esta modalidade de artes visuais tão importante para o sucesso de carreiras artísticas. Não basta apenas executar obras de arte, é preciso muito mais para se destacar em um mercado tão competitivo.

Nossa experiência com curadoria quase sempre dá início realizando nossas próprias exposições.

EXEMPLOS DE CURADORIAS

CURADORIA

Exposição “ILHA DAS COBRAS”.

O planejamento com a equipe, a estrutura e as ferramentas necessárias para executar a disposição das obras de forma adequada são extremamente importantes. Cada espaço possui seus recursos, suas permissões e sua logística própria. Ao realizar uma exposição itinerante devidamente planejada o curador precisa ter tudo isto em mente.

Espaço do Museu Naval do Rio de Janeiro com a equipe de curadoria do Museu. Minhas filhas Victoria e Nicole presentes.

Ao ver uma exposição o visitante nunca terá como imaginar os desafios da curadoria para transformar aquela experiência dele a mais agradável possível. É tarefa do curador apresentar uma proposta que valoriza as obras do artista e tragam sentido à arte que ele desenvolveu transmitindo o que o artista sentiu ao produzir seu trabalho.

Olá, sejam bem vindos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *